PCs gamers portáteis como o Steam Deck, Lenovo Legion GO e ASUS ROG Ally fizeram sucesso num nicho específico do mercado. Apesar do tamanho menor que os laptops tradicionais, eles rodam jogos AAA com gráficos pesados em configurações aceitáveis. Assim como qualquer computador gamer que se preze, esses PCs portáteis também dão conta das tarefas de escritório e criação de conteúdo.
Contudo, o design deles não é ideal para tarefas que não sejam jogos e que peçam um teclado. Opções como AYANEO e GPD oferecem teclados minúsculos, mas servem mais para um bate-papo rápido do que para um trabalho sério. O ONEXPLAYER G1, no entanto, apresenta um design esperto que atende tanto aos jogos quanto à produtividade sem comprometer muito nenhum dos dois.


ONEXPLAYER G1 no modo laptop
O Problema da Ergonomia em Dispositivos Híbridos
A gente já viu PCs gamers portáteis que parecem laptops, mas geralmente o teclado é apertado para caber os controles de jogo. Isso resulta numa experiência que dá para usar, mas não é lá essas coisas: digitar é possível, mas desconfortável, e jogar é suportável, mas nem sempre agradável. A ergonomia sofre nos dois modos. A não ser que se crie um computador mutante ou um design modular (já tentaram isso antes – veja este exemplo), conciliar esses dois usos tem sido um desafio, até agora.


ONEXPLAYER G1 fechado, se assemelhando a um pequeno laptop
A Solução Inovadora do ONEXPLAYER G1
Diferente do antecessor, que queria misturar um Nintendo Switch e um tablet Microsoft Surface, o ONEXPLAYER G1 tem a forma de um mini laptop de 8,8 polegadas. Abrindo ele, aparece um teclado físico normal com um touchpad pequeno, que facilmente a gente confunde com um laptop comum. Mas esse teclado é sem fio e gruda com ímã. Tirando ele, a gente vê as funções de jogo do dispositivo.


ONEXPLAYER G1 com o teclado removido, revelando os controles do jogo
Controles de Jogo e Design Ergonômico
Embaixo do teclado removível estão os joysticks analógicos, um D-Pad e botões frontais — partes essenciais de um controle de jogo. Sem precisar de um teclado fixo, o design acomoda um esquema de botões confortável, parecido com o controle do Xbox. Os gatilhos e botões de ombro ficam na parte de trás, junto com botões extras.


Close-up dos controles de jogo do ONEXPLAYER G1


Outra visão dos controles de jogo do ONEXPLAYER G1
Detalhes Adicionais e Considerações Finais
O que chama atenção é que, mesmo no “modo jogo”, um teclado dividido fica embaixo dos controles. Não dá pra saber direito se são teclas capacitivas de vidro ou teclas de curso curto para bate-papo. Essa é uma sacada diferente no design de PCs gamers portáteis, embora o preço desse dispositivo multifuncional provavelmente seja parecido com o de um laptop.


ONEXPLAYER G1 com o teclado conectado
Sou Nomad Blogger e escrevi esse artigo inspirado no trabalho da Yankodesign. Para quem busca expandir seus conhecimentos em tecnologia e design, a Wonder Academy oferece cursos incríveis que podem te ajudar a construir o seu futuro profissional. WONDER ACADEMY