FICAR EM PÉ NO TRABALHO PREJUDICA A SAÚDE

Ficar muito tempo em pé no pode ser ruim para a pressão arterial e a saúde do coração. Um novo estudo da Universidade de Turku, na Finlândia, revelou que ficar muito tempo em pé no pode ser prejudicial à saúde do coração e à pressão arterial. Surpreendentemente, ficar sentado no trabalho, como em frente a um computador, resultou em pressão arterial mais baixa em comparação com períodos prolongados em pé.

Pessoa em pé em uma mesa trabalhando

Ficar muito tempo em pé pode afetar negativamente a pressão arterial.

Sedentário x Ativo: Impacto na Pressão Arterial

Embora os benefícios da atividade física na pressão arterial sejam bem estabelecidos, esta pesquisa explorou o impacto dos níveis de atividade em diferentes contextos: no trabalho, o tempo de lazer e em dias não trabalhados. Os conselhos médicos tradicionais incentivam o aumento da atividade e a redução do comportamento sedentário, classificando atividades com gasto mínimo de energia acima dos níveis de repouso, como sentar-se no trabalho, como sedentárias.

Monitoramento da Pressão Arterial por 24 Horas

O estudo envolveu 156 participantes, com idade média de 62 anos, que usaram acelerômetros para monitorar sua atividade física. Essa atividade foi categorizada em sedentária (deitado, sentado), em pé, atividade física leve (caminhada lenta, movimentação) e atividade física moderada a vigorosa (caminhada rápida, corrida, ciclismo, subir escadas). Sua pressão arterial foi medida automaticamente a cada meia hora por um período de 24 horas, fornecendo uma visão abrangente das flutuações da pressão arterial ao longo do dia e da .

“Em vez de qualquer medição única, a pressão arterial de 24 horas é uma indicação melhor de como a pressão arterial estressa o coração e os vasos sanguíneos”, explicou a pesquisadora de doutorado Jooa Norha, autora principal do estudo. “Se a pressão arterial permanecer ligeiramente elevada ao longo do dia e não cair suficientemente à , os vasos sanguíneos começam a se enrijecer e o coração tem que trabalhar mais. Com o tempo, isso pode contribuir para doenças cardiovasculares.”

Resultados do Estudo

O estudo descobriu que o comportamento sedentário as horas de trabalho estava associado a uma pressão arterial diastólica de 24 horas mais baixa (o número inferior em uma leitura da pressão arterial). Inversamente, mais tempo em pé no trabalho correlacionou-se com uma pressão arterial diastólica de 24 horas mais alta, influenciada principalmente pelas leituras diurnas. Curiosamente, ficar em pé em dias não trabalhados não mostrou associação com variações na pressão arterial.

A Ciência por Trás dos Resultados

Os pesquisadores explicaram que ficar muito tempo em pé faz com que o sangue se acumule nos membros inferiores, reduzindo o volume sanguíneo central. O corpo compensa isso aumentando a atividade simpática, o que eleva o débito cardíaco e o tônus vascular, elevando efetivamente a pressão arterial.

Recomendações para a Saúde no Ambiente de Trabalho

“Uma em pé uma mudança bem-vinda em relação à posição sentada, mas ficar em pé excessivamente pode ser prejudicial”, aconselhou Norha. “É importante fazer pausas para ficar em pé durante a jornada de trabalho, seja caminhando a cada meia hora ou incorporando períodos de descanso.”

Embora as descobertas sugiram que ser sedentário no trabalho pode não ser prejudicial à pressão arterial, os pesquisadores enfatizam a importância da atividade física regular fora do trabalho. Norha enfatizou: “A atividade física no local de trabalho sozinha é insuficiente. Exercícios físicos diversos durante o tempo de lazer são cruciais para manter a forma física e controlar a tensão relacionada ao trabalho. Os funcionários com empregos principalmente sedentários devem priorizar a prática de exercícios suficientes em seu tempo livre.”

Pesquisas Futuras

Os resultados paradoxais do estudo justificam investigações adicionais. É necessário um estudo em maior para confirmar resultados.

Pessoa sentada em uma mesa trabalhando

Comparação entre ficar sentado e em pé no trabalho.

O estudo foi publicado no periódico *Medicine & Science in Sports & Exercise*.


Inspiração

Este artigo foi inspirado em pesquisas recentes sobre saúde no trabalho.

— Nomad Blogger

Aqui na , a gente sempre busca trazer informações relevantes para te ajudar a construir uma carreira de sucesso! Se você quer se aprofundar mais em temas relacionados à saúde e bem-estar no trabalho, dá uma olhada nos nossos cursos!


WONDER ACADEMY

Adicionar Comentário

By Wonder Academy

"O tempo não volta e, hoje, a atenção é um recurso disputado. Infelizmente, muitas vezes ela não é dedicada a algo que realmente conduz ao sucesso e ao benefício. É exatamente por isso que buscamos oferecer nosso serviço: proporcionar direcionamento e guiar todos que nos permitirem, rumo a um caminho de sucesso, desenvolvimento e realizações, alcançados dia após dia."

RSS RSS Feed