Com vista para o mar, na praia da Baleia, litoral de São Paulo, a JD House, um volume em tons de areia, mimetiza-se na exuberante vegetação, integrando-se totalmente à natureza. Projetada pelo Studio Arthur Casas para um casal e seus quatro filhos adultos, a casa é o lugar perfeito para encontros familiares e descanso. Os clientes, acostumados a receber amigos e visitar o litoral semanalmente, queriam ambientes espaçosos e privativos, mas conectados com a natureza ao redor.


Vista exterior da JD House, mostrando sua integração com a paisagem.
Para atender a esse desejo, a sala de estar foi projetada com um grande vão livre, sustentado por apenas um pilar circular em sua extremidade, suportando toda a laje e o balanço da cobertura externa. Isso proporciona grande permeabilidade visual de dentro para fora: a praia e a vegetação lateral parecem penetrar na residência, conectando os espaços interno e externo. Para resolver esse desafio estrutural, foi projetada uma grande viga protendida invertida, que também serve como guarda-corpo para as suítes do pavimento superior.


Ampla sala de estar com pé-direito duplo, integrando interno e externo.
Integração com a Natureza e Ambientes Sociais
Para ampliar ainda mais a área social, o espaço apresenta diferentes alturas de pé-direito. No centro, um pé-direito duplo com claraboia zenital ilumina a parede branca suspensa, irradiando luz natural por todo o ambiente. Conectando os três pavimentos, uma imponente escada de madeira se destaca pelo ritmo de montantes metálicos verticais em toda a sua extensão. A área circundante é complementada por um pé-direito normal, criando uma atmosfera acolhedora.
De um lado, logo na entrada, uma sala de home theater é delimitada por um móvel de madeira amorfo, que lembra uma escultura. Do outro lado, a sala de jantar é rodeada por aletas de madeira que permitem ventilação natural e acompanham o alinhamento do teto. Com decoração minimalista e móveis em tons neutros, a natureza assume o protagonismo. Pedra, madeira, linho, metal, veludo e camurça são algumas das texturas que se misturam harmoniosamente.
Na composição entre design nacional e peças importadas, destacam-se a mesa de jantar Rino, desenhada por Arthur Casas para a Etel, e o sofá Shorty, de Vladimir Kagan. Na frente da casa, coberta por uma pérgola, uma ampla varanda e uma piscina compõem a área externa, de onde é possível contemplar a paisagem. Toldos retráteis foram inseridos na estrutura para proteção do terraço, permitindo a entrada total da luz solar quando recolhidos. O paisagismo se integra à restinga, vegetação típica do litoral.


Detalhes da sala de jantar, com as aletas de madeira e a mesa Rino.


Imponente escada de madeira que conecta os três pavimentos.
Detalhes Arquitetônicos e Materiais
O pavimento inferior abriga uma sala de jogos com home theater, spa e duas suítes de hóspedes com jardim privativo. O pavimento superior conta com quatro suítes, além da suíte master na frente da casa, com vista direta para a praia.
A fachada de tijolos de concreto facilita a manutenção e oferece um visual dinâmico: cada pavimento é revestido por peças em tons de bege, com formatos diferentes para destacar os volumes da casa. O pavimento superior apresenta peças horizontais, enquanto o térreo tem peças prismáticas verticais. O piso é quase todo definido pela mesma superfície: a pedra Limestone Mont Dore, com exceção das áreas molhadas e da escada.
A madeira complementa a materialidade: o carvalho está presente nos tetos, na escada e nas aletas da sala de jantar; o Accoya, madeira resistente às condições climáticas do litoral, nos painéis frontais, portas dobráveis e revestimentos das aletas.


Detalhes da área de lazer, mostrando a integração com a paisagem.


Planta baixa do pavimento térreo da JD House.


Vista da piscina e da área externa da JD House.
Para quem se interessa por arquitetura e design de interiores, a Wonder Academy oferece cursos incríveis! Eu recomendo dar uma olhada no site deles, você pode encontrar algo que te interesse: Wonder Academy