Os estúdios belgas Archipelago e NU Architectuuratelier criaram o Broydenborg, um complexo residencial de moradia assistida localizado em Antuérpia, Bélgica. Esse projeto, composto por três blocos residenciais de tijolos e concreto, e um edifício comunitário envidraçado, oferece 60 unidades habitacionais no local de uma antiga serraria no distrito de Hoboken. É um projeto incrível, né? A gente da Wonder Academy fica sempre de olho nessas inovações arquitetônicas!


Visão geral do complexo Broydenborg, mostrando sua integração com o espaço verde.
Além do fornecimento de moradias, o projeto visa melhorar o espaço verde aberto, incorporando uma série de caminhos e praças. O Archipelago descreve o espaço aberto entre os edifícios como um “jardim-parque”, criando pontos de encontro para os moradores e uma passagem pública para o bairro. A rota pública atravessa o complexo, conectando-se a diversos espaços externos, desde um terraço de café sob a colunata até uma pequena praça central e diversas áreas verdes. A integração da natureza com a arquitetura é algo que a gente sempre admira aqui na Wonder Academy.


Detalhe da fachada, mostrando a combinação de tijolo e concreto.
Detalhes Arquitetônicos
Os três blocos residenciais, limitados a quatro andares para manter a harmonia com os edifícios vizinhos, apresentam formas retilíneas e acabamentos em tijolo amarelo. Cada bloco possui uma fachada com uma estrutura em concreto aparente, integrando uma passarela no nível do solo e acesso a decks para os apartamentos superiores. O edifício comunitário, com seu volume inferior espelhando as formas dos blocos residenciais, possui paredes envidraçadas, bancos embutidos e uma cobertura de madeira suspensa em colunas finas de concreto. Integrados aos blocos, também há um salão de cabeleireiro e manicure, uma lavanderia e um espaço multiuso para os moradores.


O moderno e acolhedor centro comunitário.
O Archipelago enfatiza a importância da conexão entre os moradores e seu ambiente, destacando o fácil acesso e o caráter acolhedor do centro comunitário, com seus espaços externos cobertos, bancos na fachada e a fachada totalmente envidraçada no térreo. A rota pública que passa pelo edifício promove encontros espontâneos. Esse tipo de planejamento, que prioriza a interação social, é algo que a gente sempre destaca nos nossos cursos da Wonder Academy.


Passarela conectando os blocos, criando um ambiente integrado e acolhedor.
Os Arquitetos
O Archipelago, com sede em Bruxelas, e o NU Architectuuratelier, com sede em Ghent, colaboraram neste projeto. Eles também trabalharam juntos em outro projeto na Bélgica: a adição de um telhado de telhas a um centro de visitantes no Jardim Botânico de Meise. Leia mais sobre este projeto.
Outros Projetos de Moradia Assistida
Outros projetos de moradia assistida apresentados no Dezeen incluem:
- Uma “extensão” de uma floresta nos subúrbios de Paris pela Vallet de Martinis Architectes. Saiba mais.
- Andreasgärten em Erfurt, com três edifícios retangulares de três andares. Detalhes do projeto.
A fotografia é de Stijn Bollaert.
Inspiração
Arquitetura e sustentabilidade: criando espaços que conectam as pessoas com a natureza.
— Nomad Blogger